quarta-feira, 10 de junho de 2009

A verdade ou mentira do Universo


Desde sempre o ser humano questionou a sua origem, a origem do universo, a razão para a sua existência. Desde sempre o ser humano tentou encontrar resposta para estas questões. Muitos dizem que a religião foi a primeira resposta criada pelo Homem, a primeira a responder que tudo isto tinha uma origem divina. Depois a ciência evoluiu e deu resposta, ou pelo menos tentou, (cremos nós e crêem eles) a uma série de perguntas. Esta evolução da ciência levou muitos a pensarem que a existência da religião não fazia mais sentido. Entre as respostas encontradas encontra-se a resposta à origem do Universo. Actualmente a teoria mais aceite para a origem do Universo é a teoria do Big Bang. Esta, muito resumida e simplificadamente, diz-nos que o Universo surgiu da explosão de um conjunto de matéria acumulada que depois se organizou dando origem ao mesmo. Esta teoria tem uma série de provas que a apoiam, e se a estudarmos e virmos todas as fases deste processo concluiremos que ela tem lógica e que pode ser de certa forma possível. Porém, esta teoria pode ser enganadora e falaciosa. Pensemos então numa das mais banais regras e certeza da física: as transformações nos sistemas realizam-se sempre no sentido do aumento da desordem. Ora se assim é estamos perante uma contradição. Na teoria do Big Bang passa-se exactamente o contrário. Haveria, supostamente, uma matéria desorganizada no universo que (sabe-se lá bem porquê) se lembrou de organizar e formar galáxias, planetas, estrelas… Isto é (ao que dizem) cientificamente impossível. Confusos? Eu fiquei um bocadinho. =/

É por estas e por outras que às vezes estranho a dificuldade de alguns em acreditar em algo Divino que está na origem de tudo isto. Qual das duas será mais provável: esse tal Deus superior que deu origem a tudo isto ou um conjunto de matéria que possuía vontade própria e que então um certo dia decidiu que estava farta de viver daquela forma e resolveu explodir e originar o Universo? Pois, venha o Diabo e escolha…

É certo que tudo isto são teorias, mas apesar disso é importante pensar nelas. Só desta forma é que não caímos em falsas crenças e não vivemos de certa forma iludidos. É muito importante que não nos conformemos com o que nos dizem e tomemos isso como dogma (mesmo o que é dito numa sala de aula). Devemos sempre tentar estar mais informados sobre o assunto e só depois estaremos aptos a concluir o que quer que seja.


Já o Einstein dizia: "Enquanto mais me aprofundo nas ciências, mais me aproximo de Deus."


Intrigante ah?

1 comentário:

Pintora disse...

Taí garota... gostei!

Está muito bem visto isso daquela lei da desordem com a do big bang. Contradizem-se.. que fofo!
loooool



Muito intrigante sim senhora!