quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dia Mundial dos Refugiados – 20 de Junho


"Angelina Jolie alertou o mundo para a situação complicada dos refugiados através de um vídeo. Este apelo vem no seguimento de uma visita que a actriz fez a um campo de refugiados na Tailândia no passado Fevereiro. Com o vídeo, pretende-se que as autoridades Tailandesas libertem os cidadãos Birmaneses que estão nestes campos há cerca de duas décadas. A actriz e embaixadora da boa vontade das Nações Unidas tem assumido como uma das suas missões alertar para a situação crítica que os refugiados de todo o mundo vivem devido a guerras ou perseguições. Para além de gravar o vídeo, que também promove o dia Mundial do refugiado (20 de Junho), Angelina Jolie afirmou ainda: «Os refugiados são as pessoas mais vulneráveis da terra. Todos os dias lutam pela sua sobrevivência. Merecem o nosso respeito, por favor não os esqueçam»."
Acho que isto merecia mesmo um post. É de louvar atitudes como esta. Todos os dias na televisão figuras públicas são notícia: "O António encontra-se num bar com a Maria"; "O Manel compra um carro que custa toneladas de dinheiro"; "O Joaquim respirou". Notícias sem o mínimo fundamento que não melhoram a vida nem aumentam a felicidade de ninguém. Porém, existem excepções e ainda há figuras públicas que têm o discernimento e o bom senso necessário para perceberem que o seu mediatismo pode servir para algo bom (algo para além de lhes encher o bolso de dinheiro). De facto, estas pessoas têm o poder que poucas têm – o de ser ouvidas (até podem dizer a maior barbaridade do Mundo que vão ter sempre gente a ouvir). Quantas causas e instituições têm dificuldade em atingir o seu objectivo porque têm não se conseguem fazer ouvir? Mas estas pessoas têm esse poder e devem, sem sombra de dúvida, usá-lo para causas como esta. Além disso, as figuras mediáticas têm uma grande influência nas camadas mais jovens, são os seus “ídolos”, e isso acarreta uma séria de responsabilidades que, na minha opinião, eles devem estar à altura de responder. Como? Incutindo-lhes valores e dando o exemplo envolvendo-se em boas causas (temos muitos exemplos de figuras públicas que o fazem: a Angelina Jolie; o Figo; o Bill Gates; Madona; etc). O vídeo não está completo (até porque acho que ainda nem está totalmente disponível, isto é só uma amostra), mas espero que gostem deste excerto. Eu sei que ainda não é dia 20, mas decidi publicar na mesma porque assim não há o risco de só o verem dia 20 há noitinha ou no dia 21 (pelo menos a probabilidade é menor). Desta forma, a saberem disto antecipadamente podem viver o dia 20 (e todos os outros claro, porque estas coisas devem-nos “pesar” na consciência todos os dias) de forma especial. Podem até tentar fazer algo coisa diferente e experimentar, de certa maneira, homenagear estas pessoas. Eu já tenho parte da minha homenagem aqui o resto farei no sábado (individualmente e com os meus meninos da catequese).

5 comentários:

Rafael disse...

A futilidade e egoismo ainda está muito presente nos dias de hoje e é sempre bom alguém mostrar que pessoas que são consideradas celebridades, também se preocupam com os outros. Espero que quem seja egoísta veja isto e mude a maneira de ser. muito bem escrito, como sempre.

Pintora disse...

é um dia importante sem duvida... aquelas pessoas sao realmente fenomenais, conseguem sobreviver a condiçoes que sao para nos inimaginaveis.

merecem a solidariedade e o apoio de todos.

Cacau disse...

É realmente um dia muito importante. Eu, por exemplo, até ler a noticia que originou o post não fazia a mínima ideia que existia.

Uma grande vénia a todas as pessoas!!!

Dexter disse...

Nós nem sequer imaginamos um décimo das dificuldades que essas pessoas vivem...sem casa, sem comida, mtas vezes sem os parentes por perto, e claro, sem país, são pessoas literalmente "abandonadas"...

E o pior é que quem tem poderes para colmatar estas situações, olha para cima e solta um assobio...

E dps dão-se 96 milhões de euros por um jogador de futebol...é o mundo que temos!

Cacau disse...

Dexter infelizmente é mesmo isso que se passa. Dinheiro útil que podia ajudar uma série de pessoas é simplesmente desperdiçado em futilidades. Não há um minima preocupação com quem está mal e nunca pensamos que aquela tragédia pode, a qualquer momento, atingir-nos a nós. Ainda por cima são essas pessoas que mencionas-te que,muitas vezes, criticam os refugiados e quem os apoia. Os refugiados são muito mal vistos. Como se já não lhes bastasse tudo aquilo pelo que estão a passar ainda têm de ser, muitas vezes, expulsos do local onde se refugiam porque simplesmente lá não se aceitam "essas pessoas".

Vergonhoso.... Obrigada pelo comentário