quinta-feira, 25 de junho de 2009

Entrevista SIC a Manuela Ferreira Leite – 24 de Junho

Manuela Ferreira Leite foi ontem entrevistada na SIC e, na minha opinião, fez um brilharete. De facto, a intervenção de ontem serviu para atestar e reforçar as competências e capacidades daquela mulher. Apesar de não perceber praticamente nada de política, ultimamente tenho seguido o trabalho e as declarações dos chefes partidários do nosso país (tento perceber e estar familiarizada com o assunto de modo a que possa ter uma opinião minimamente congruente), e devo dizer que esta intervenção foi a primeira delas que me satisfez (principalmente depois da entrevista a Sócrates a semana passada que foi um desastre). Manuela apresentou um discurso coerente, lógico e coeso e uma linha de ideias completamente encadeadas e racionais. Expôs análises construtivas ao governo actual deixando de lado a tão habitual e rotineira crítica do “bota abaixo”. Discordou com o que achava errado de forma fundamentada e sempre apresentado medidas e soluções e também felicitou (o que é raro, porque normalmente a oposição só critica negativamente) o que achava correcto. De forma global concordo com o que foi dito por Ferreira Leite e com as medidas por ela apresentadas. Destemidamente Manuela abordou todos os temas e todas as questões. Desde endividamento ao investimento público, do caso BPP à educação… Uma entrevista sincera, frontal e realista de alguém que tem o perfil certo para liderar Portugal.
Infelizmente, o preconceito português não o vai permitir e vamos ter mais quatro anos de Sócrates, o que a mim, muito sinceramente, me preocupa muito. Isto não pode, nem vai ter, um final feliz. =(

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Eu gosto da Manuela, mas o pior é o que tem sucessivamente acontecido no nosso país, atrás de um bom líder vai um séquito de chupistas e oportunistas.

Beijoca!

Dexter disse...

Catia olha que ultimamente tenho tido um feeling que me diz que o tempo do Sócrates vai acabar... Porque os portugueses estão a ver que com este Governo as coisas n podem melhorar...

Vamos ver se em Outubro lá termos esta senhora!

Pintora disse...

eu nao vi a entrevista toda... e apesar de nao ser de direita nem de gostar muito dela, concordei com muitas coisas do que ela disse. realmente pareceu me ter um plano adequado para o pais, nomeadamente no que respeita ao tgv e ao aeroporto e as autoestradas. e ainda disse que deviamos era apostar em melhorar os caminhs de ferro portugueses, com o qual concordo plenamente!

Eu ainda nao sei em quem vou votar, mas ela é uma hipotese viavel, ao contrario do que pensava ate ha pouco tempo.

Cacau disse...

Dexter a sério que eu também quero muito acreditar nisso, principalmente desde as últimas Europeias onde o PS sofreu uma derrota daquelas... Mas mesmo assim tenho dúvidas. Porque ela é mulher e ainda há preconceito em relação a isso e por causa da má imagem com que ela ficou quando foi Ministra das Finanças. Mas eu realmente acredito na competência dela. Mais competência que o Engenheiro Sócrates tem de certeza.

Rafeiro isso é, infelizmente, a realidade do nosso país. Mas temos de acreditar que alguma vez vai ser diferente. Eu tem de ser porque algum dia este país tem de ir para a frente, isto não pode ficar sempre assim. E eu acredito que ela pode realmente marcar a diferença. Ela parece ser uma pessoa muito sensata e coerente e o plano de trabalhos dela não é nada como os habituais que prometem mundos e fundos. É um plano realista e possível (acho eu).

Silvana: ainda bem. Ela na entrevista disse e com razão: "Ou quer tirar o Sócrates do governo ou não. Se quer não vale a pena andar a dispersar votos". Não foi bem assim mas foi mais ou menos. Eu acho que realmente as pessaos devem votar em quem acham mais competente para o cargo. Mas a verdade é esta: se querem realmente tirar o Sócrates dali não adianta andar a votar noutro que não seja o PSD porque, infelizmente ou felizmente (se calhar infelizmente porque ser sempre governados pelo mesmo não é lá grande coisa), já se sabe que os outros partidos não conseguem de certeza absoluta chegar lá.