terça-feira, 16 de junho de 2009

Portas

Bem, hoje vou falar de portas =). Estava eu, calmamente, a vir da ginástica quando observo e reflicto num costume bem português: o de não usar a porta de entrada principal da casa. A verdadeira casa portuguesa tem duas portas de entrada: a principal (que está na parte da frente da casa, num lugar central) e a outra (que se localiza, normalmente, na parte de trás). A porta principal, melhor, a parte da casa onde se situa a porta principal está, habitualmente, muito preenchida e (por vezes) exageradamente decorada – sempre à espera de sorrir para as visitas. Porém, a verdade é que raramente as recebe. Apesar de cheias de adornos, as entradas principais das casas raramente são usadas, são sempre postas de parte e utilizadas apenas nas chamadas “ocasiões especiais”. Pois, por mais que eu tente isto é uma coisa que me ultrapassa. Para que raio é que há todo aquele aparato para depois a entrada simplesmente não ser utilizada? Além disso, nas ocasiões especiais veste-se roupa especial, come-se comida especial em sítios especiais… Agora ter uma porta de casa para ocasiões especiais (na minha inocência) é um bocado ridículo. Acho que deve ser um bocado frustrante para a porta. Coitadinha, deve-se sentir só e abandonada e duvidar do seu trabalho; deve ter a auto-estima lá em baixo – é penoso ver todas essas portas de Portugal serem abandonadas desta forma.
Eu, como sou do contra, não trato de forma diferente a minha porta da frente. Muito pelo contrário, tenho um problema com a minha porta das traseiras. Não me peçam para explicar porquê, mas desde pequena que a minha porta das traseiras me assusta. Até ao quarto ano sempre que alguém batia naquela porta e eu estava perto dela simplesmente desatadva a chorar (mesmo quando eram os meus pais). Felizmente, hoje em dia isso já está ultrapassado: agora sempre que batem à porta só corro para o meu quarto. Por isso já sabem, se algum dia vierem até minha casa e quiserem ter o prazer de me ter a receber-vos nunca vão pela porta de trás =).

5 comentários:

Pintora disse...

Ya Cátia, estiveste bem...

Isto, como é muito obvio, é um tema muito parvo.. e depois vens dizer que o meu blog é que tem cenas def.. --'

Mas vá... bem visto! nao era qualquer pessoa que se lembrava de fazer um post sobre portas!

e tens que dizer a verdade completa às pessoas catinha.. quando te batem a porta das traseiras (e esta expressao nao e para ser levada com malicia!) tu nao so foges para o teu quarto como te poes debaixo da cama... com a mafalda afazer de guarda.. uma vez que por ela ng passa de certeza!

Cacau disse...

Oh não sejas assim.... Que o post está fofinho... Diz lá que esta cena das portas não está estúpida...

E eu não me ponho debaixo da cama..

Savy??

Deixa de ser invejosa... Querias ter ideias como as minhas não era???

=P

Beijos

Dexter disse...

De facto a cena das portas da frente tá estúpida. Conheço uns qtos casos assim.

Mas achei espectacular a panca com as portas de trás :D

Tu corres mm p o quarto?

Gostei do blog :)

Cacau disse...

Sério? Obrigada. Eu corro para onde a minha avó está para lhe dizer que alguém bateu. Como ela normalmente está no quarto é para lá que vou. Quando estou sozinha corro para o quarto e espero que a pessoa vá embora ou que vá bater na porta da frente. E não estou a gozar. Não gosto mesmo daquela porta. Já desde pequena que isso acontece. Uma vez fui buscar um copo de água e bateram à porta de trás (que fica na cozinha) e desatei aos berros. Eram os meus pais! Lol. Mas também já tive más experiências com a porta. Desde aí ainda gosto menos dela.

É normal, acho eu. Toda a gente tem os seus medos não é?

Dexter disse...

Claro :)

Eu tenho medo de tomar comprimidos lol. Acho que é pior!