terça-feira, 16 de junho de 2009

Desespero


"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança."
- Albert Einstein

Estou triste, melhor, estou completamente desiludida com o que encontro à minha volta. Estou desiludida por cada vez me encontrar mais sozinha a lutar (ou a tentar pelo menos) por algo que é de todos e para todos. Estou desiludida porque acho que sou praticamente a única pessoa a acreditar naquela (para mim) tão lógica frase do Einstein. God, qual é a dificuldade em entender que 99,9% das coisas acontecem se nós lutarmos por elas ou fizermos por isso? Qual é a dificuldade em entender que depende de nós, da nossa vontade, da nossa determinação? Estou farta, mas completamente de farta de ouvir desculpas e de ver pessoas a atirar a responsabilidade nas costas dos outros. “Aqui não dá, já sabes como é não sei quem”, “Tentar para quê…já se sabe que com estas pessoas não resulta”, “Estudar para quê? Já sei que não adiante com esta professora, os testes são sempre difíceis!”. Sabem que mais? Chega!!! Chega de andarmos aqui todos a brincar às casinhas e aos meninos responsáveis e empenhados! Chega de tanto cinismo e hipocrisia! Ou se quer ou não! Ou se tenta ou não! Vocês intitulam-se de realistas… eu intitulo-vos de preguiçosos! Preguiçosos e irresponsáveis. Aih, o que é que aconteceu à juventude de hoje? O que aconteceu ao nosso espírito? Já agora, sabem o que quer dizer espírito? Espírito é: coisa incognoscível que anima o ser vivo; conjunto das faculdades intelectuais; vida; razão; inteligência; energia; aptidão; capacidade; opinião; sentimento; intenção; génio; talento; engenho; essência. Quer dizer, é? Será mesmo? Segundo o dicionário sim, mas e quanto ao resto? Gente onde está? Digam-me onde está! Por favor… o que foi feito então da energia, do engenho, da capacidade, do sentimento? Digam-me!!! Se estão bem escondidinhos soltem-nos, afinal, do que vos vale ter isso guardado? Desde quando é que ser jovem deixou de ser “vontade de reconstruir, modificar, melhorar (remando se necessário contra a maré)” para passar a ser “resignação e acomodação”? Qual é a vantagem de viver sem a mínima consciência do mundo onde habitam e do que as vossas acções podem alterar a vida de outro ser humano? Do que vos vale viver sem solidariedade e sem esperança e fé nas pessoas? Expliquem-me (porque eu não consigo perceber) a vantagem de ao invés disto viver uma vida de desculpas esfarrapadas e de desresponsabilização convivendo apenas com o seu egoísmo e olhando só para o próprio umbigo? Nós temos tanto para dar, há tanto a ser feito (ainda por cima agora que estamos num tempo de crise). É nossa obrigação tentar fazer algo, é nosso dever mudar o rumo das coisas! Olhem à vossa volta, há tanta gente a precisar de uma mão estendida, de um olhar, há tantas pessoas a precisarem de pessoas. Como é que é possível vermos isto e simplesmente acharmos que não é nada connosco? É mais fácil, eu sei. Mas, não é suposto que a vida seja fácil. Eu sinto-me desesperada e angustiada com o tipo de atitudes que vejo hoje em dia, principalmente na classe mais jovens e em pessoas em que era esperada, precisamente, a atitude oposta. Desculpem se este assunto é demasiado maçador e se preferiam ler outra coisa, mas eu precisava de partilhar isto. Deixo-vos aqui mais um pensamento e espero que reflictam um pouco sobre isto. Eu vou continuar a ter fé e a lutar e acreditar num amanhã melhor. Vou continuar a gritar, porque sei que nunca gritarei sozinha.

"Está em meu poder servir a Deus ou não o servir. Servindo-o, acrescento ao meu próprio bem e ao bem de todo o universo. Não o servindo, abro mão do meu próprio bem e privo o mundo do bem que estava em meu poder criar."
- Liev Tolstói

Concluindo, não privem ninguém de algo a que tem direito. Parem de se enganar e tomem consciência de que cada criança que chora com fome, cada família que se torna sem-abrigo, cada nega tirada é também culpa vossa. Vamos lá ganhar responsabilidade gente, a sério. Vocês podem ser tão melhores que isso. Rectifico, NÓS podemos ser tão melhores que isto.

2 comentários:

Pintora disse...

Deixa me ca ver se eu nao senti aqui uma indirecta bastante directa para mim... bom, pensei que mo conseguisses dizer frente a frente.

é bom ter espirito e força de vontade. ainda bem que tens.

Cacau disse...

Silvana, nós ainda hoje à tarde falamos disto e eu disse-te o que achava. E precisamente por causa dessa conversa é que decidi publicar algo no meu blog. Porque, infelizmente, isto é que o se passa nos jovens de hoje em dia, e, visto que isto é lido por jovens acho que ficava bem aqui uma chamada de atenção.

Mas se achas que te identificas com o texto ainda bem.=) O objectivo dele é precisamente esse: eu, tu e quem quer que o leia ver-se de certa forma ali espelhado e tomar consciência da nossa atitude. Se não for por isto não o escrevia.

Beijos