sexta-feira, 12 de junho de 2009

Evolução, será?


Tenho duas coisas engraçadas para partilhar:
1) Hoje a minha irmã contou-me uma coisa que achei bastante caricata. Estava ela numa esplanada sentada quando vê um miúdo a fazer asneiras: estava a dar pontapés numa cadeira. A mãe descontente com a acção do pequeno tenta fazer com que este pare. Porém, o miúdo dá uma de desobediente e contraria a vontade da mãe várias vezes. Esta, insatisfeita, pega e dá-lhe uma palmada no rabo. E, é aqui que uma senhora muito decidida se levanta e desata aos berros àquela mãe: diz-lhe que ela não tem o direito de fazer tal coisa, que vai chamar a protecção de menores, acusa-a de não saber educar.
Ora bem, o que raio é que se pode dizer perante uma insanidade destas? É que isto não tem mesmo lógica nenhuma. Desde quando é que uma palmadinha no rabo na altura certa faz mal a alguém? Eu também as levei e estou cá, aliás, quem é que não levou? São palmadinhas saudáveis, palmadinhas de amor. Ou não, pelo menos na opinião daquela senhora.
2)Aquele amoroso cartoon. Há coisas fantásticas não há? Digam lá se isto não é verdade? Possa, estes professores de hoje em dia… Coitadinhos dos meninos: tão inocentes, tão responsáveis. A culpa disto é dos professores, que não sabem como educar! Os pais já têm de ir levar e buscar os miúdos à escola todos os dias… o que estão à espera que eles façam mais? Que também eduquem os pequenos? Devem andar é todos tolos!!! (para quem não topou isto foi uma ironia ;)
Hoje em dia existe esta dualidade: por um lado todos se livram de qualquer responsabilidade passando sempre a batata quente (ex: má educação das crianças deve-se à escola que não as educa nem lhes transmite os valores correctos); por outro lado há uma obstrução e descredibilização ao trabalho das instituições (ex: novamente o caso dos professores que encontram grandes dificuldades não só a lidar com a criança mas também com os pais que se apresentam cada vez mais como impedimento a uma boa educação do filho).
Estes são apenas dois exemplos da realidade deste país. Se antes do 25 de Abril o povo vivia na ignorância dos seus direitos e as autoridades e instituições abusavam do seu poder, hoje encontramo-nos no outro extremo. A liberdade é demasiada, os direitos são mais que grãos de areia na praia (são tantos, tantos, tantos que as pessoas acabam por se perder neles arruinando, desaproveitando e adulterando o seu correcto uso) e já não há o mínimo respeito pelas autoridades e pelas instituições competentes. Faltou algo depois da mudança do 25 de Abril: faltou educação; faltou um “pai”. Houve quem estivesse lá para nos dar a liberdade, mas falhou quem nos ensinasse a usá-la. E, por causa desse erro, padecemos muito hoje, e continuamos na escuridão da ignorância e sem saber como reagir face a determinadas áreas e temas. Contudo, isto não deve ser desculpa para as nossas falhas, mas sim força para recuperarmos o tempo perdido e tornarmo-nos um povo melhor. Temos a faca e o queijo na mão e (falando principalmente por mim) uma sede enorme de mudança. Agora, temos é de fazer com que aconteça.

59 comentários:

Anónimo disse...

Tu falas, falas! Eu tenho que estudar para os exames, rapariga! Lol, não leves a mal, porque tou a brincar, adoro que comentes e quem me dera ter mais tempo para falar mais!

Quanto ao post e sobre aquela coisa de ir chamar a protecção de menores, isso são comportamentos de cinquentonas criadas em casas ricas que nunca na vida levaram uma palmadinha, porque simplesmente se mantiveram na ignorância sem nunca terem tido um espírito irreverente!
São necessários pontapés nas cadeiras! São necessárias palmadas de amor! Agora pessoas que defendem que uma palmada de amor é um espancamento brutal podem morrer!

Anónimo disse...

E já agora estudas o quê, em que ano e onde?

Cacau disse...

Nuno, além de estudante depravado és um estudante cuscu.... =P

Sr. Polícia eu estudo na Didáxis, no 11º, curso de ciências e tecnologia.

Eu também tenho de estudar... por isso vê lá se deixas de publicar coisas que assim eu deixo de comentar....

bahhhh

Brincadeirinha... publica pra frente que eu divirto-me a comentar.. Afinal temos de provar ao Picasso que os computadores não são assim tão maus quanto isso...

;)

Bye

Anónimo disse...

Didáxis? isso tem nome de creche... e ainda por cima também tens exames...

Cacau disse...

--'

Se preferires: Escola Cooperativa do Vale S.Cosme...

Pois tenho... E é sempre bonito estar no blog em vez de estudar...

Anónimo disse...

Faz como eu, estuda ao mesmo tempo que t
a no blog. Precisas muito de estudar? ou és aluna de 18's e 19's?

Cacau disse...

Não sou aluna de 18 nem 19... Estou entre os 15 e oa 19 (dependendo das disciplinas)...

Mas preciso de tirar 18,5 nos dois exames que vou fazer..... Vou fazê-los em fases diferentes. Agora só tenho um.

Eu também costumo estudar enquanto estou no blog... a verdade é que não rende metade!!!!

Agora estou a ver se escrevo qualquer coisa para publicar

Anónimo disse...

Não acredito que cometeste o erro crasso de fazer os exames em fases diferentes! Candidatavas-te aos 2 na 1ª fase e estudavas so para um. nao perdias nada!... os 15 e 16 sao a que?

Cacau disse...

Perdia sim... Mesmo que fizesse as duas fases a segunda não me ia servir para nada. Porque se ja vai ser dificil concorrer na primeira fase à universidade, tentar concorrer na segunda é desperdicio de tempo.

São a educação fisica, português e fisica/quimica.

Anónimo disse...

Não te devem ter explicado bem o esquema disto: se tu fizeres o mesmo exame nas 2 fases o que conta e a melhor nota. Se a disciplina que fizeste na segunda fase for necessária para prova de ingresso e se tiveres melhor resultado na prova de segunda fase dessa disciplina só podes concorrer na segunda fase para entrar na Universidade

Cacau disse...

Exatamente por isso é que me interessa fazer em fases diferentes. Mesmo que fizesse os dois agora e um me corresse mal não ia à segunda fase e não... e se fosse era so por desporto. Porque os dois exames que vou fazer são para prova de ingresso e eu não quero concorrer só há segunda fase da universidade porque sei que não entro

Cacau disse...

Já é a segunda vez que me fazes passar por burra hoje... Estás a abusar não????

=P

Anónimo disse...

mas se tu fizeres um exame na segunda fase que seja prova de ingresso só te podes candidatar à segunda fase (de medicina, não é)?

Cacau disse...

Se só fizer na segunda fase conta como se fizesse na primeira. Porque o que interessa é que só tenha feito o exame uma vez. Sim, é em medicina. Como sabes? Leste o resto do blog ou adivinhas te?

Anónimo disse...

Para precisares de 18,5... Mas queres mesmo ser assim tipo, desde piquena ou e só porque é bom e consegues?

Cacau disse...

Quero ser desde há um ano (mais ou menos). Escolhi este curso porque de todos os que andam por aí é o que me preenche mais e o que tem mais haver comigo). A ver vamos se consigo entrar à primeira ou não =/

Anónimo disse...

A ver vamos se vais ser uma boa médica... Ou só mais uma pessoa que foi para médica só porque "tem saída"

Cacau disse...

Bem... mas a minha candidatura não é um tema muito interessante para se debater aqui no meu blog.... =)

Agora sou eu a fazer perguntas... Tu estás num curso mais relacionado com humanidades certo?

Cacau disse...

Possa isto é bem mais complexo do que isso... É o que eu vou fazer o resto da minha vida. E ou escolho uma coisa que me dá prazer ou então não vale a pena...

Anónimo disse...

Matemática A... adoro, mas biologia,... odeio! Economia, estou mesmo onde quero!

Mas se te dá prazer ser médica, assim tudo bem, mas há por aí muita gente boa a ir para medicina só porque é prestigiante, dá um bom salário e tem saída!

Cacau disse...

Pois... e esses desgraçados andam a tirar vagas a quem realmente quer lá estar... tótós de um raio...


Matemática A é espetacular... Mas biologia bate tudo

E andas em que ano??

Anónimo disse...

11º e eu fiquei com um trauma em ciências... TIve um coelho como prof... tinha os dentes saídos... ou então abre-latas...

Cacau disse...

Oh Biologia é bem mais giro que ciencias...

e o estudante anda em que escola?

Anónimo disse...

escola secundária de anadia... agora vou a uma festa

Até logo! :)

Cacau disse...

Diverte-te estudante =)

Bye

Anónimo disse...

Voltei... foi a pura da loucura! eheheh! o nome do teu blog!

Começou desinteressante mas lá foi aquecendo! O que eu bombei com Roberto Leal! Jesus christo, Jesus christo, Jesus christo eu estou aqui!

E depois bombar mais ainda! Uau!

Amanhã estudarei!

Cacau disse...

Visto que eram 3 das manhã quando escreves te aquilo previ que não fosses estudar.... =P

Pura da Loucura é giro não é?? Não tem nada haver com o que eu escrevo, mas pronto, eu adoro aquela frase (apesar de saber que é batida, adoro-a na mesma)

E nunca duvidei das potencialidades do Roberto Leal... =)

Então para aquecer... é que nunca duvidei mesmo...

Dorme bem (sim, porque ainda deves estar a dormir) estudante...

A Quimica chama-me (mas nas minhas pausas passo por cá a ver o que se passa).

Bye

Anónimo disse...

tu tas-lhe a dar no meu blog!

Cacau disse...

Tenho de me entreter nas minhas pausas de estudo... =)

Mas se for muito incomodo eu paro!!! --'

Savy???

Cacau disse...

Mais uma coisinha...

Não é muito simpático da tua parte estares a resmungar-me por ir visitar o teu blog....

Savy?

=)

Bye

Anónimo disse...

eu pensava que tinha deixado um comment mais! Tu és irónica e eu sou arrogante... Feitios! AHahahaha!

Cacau disse...

"eu pensava que tinha deixado um comment mais!"


Não percebi

--'

Cacau disse...

Mas pronto Sr. Arrogante aqui a menina irónica abranda os comentários....

=O

=P

=/

Bye

Anónimo disse...

naaa... nem penses, eu escrevi um comment mas nao o publiquei :S

Tem sido um prazer falar contigo e quero continuar :=)

Pintora disse...

e pronto.. agora venho aqui eu e quebro esta corrente! bela conversa sim senhora...
:)

o que eu tenho para dizer.. oh catia fazes posts grande como a porra...

e tb tenho que dizer que a mae da esplanada tem toda a razao... a outra passou-se... ha cada uma obececada! --'

Cacau disse...

Silvaninha, meu amor, eu gosto de escrever posts grandes... Que queres tu que eu faça??? Não tenho culpa de ter muita coisa para dizer... =)

hehe

Mas fiquei admiradaa... Comentas este e não comentas o do nosso Jack?? Ele se soubesse disto ia ficar muito desiludido contigo..

Beijos

Cacau disse...

mmmmmm (tu não viste mas eu fiz um olhar de desconfiada)


Está bem então...

Mas olha ser ironica é muito mais giro do que ser arrogante... é mais fofinho

=P

;)

Cacau disse...

E uma coisa pos pessoais que comentam este post...

Tive tanto trabalhinho a fazer esta reflexão e a ligar ao 25 de Abril e a fazer uma coisinha gira e tal e vocês só comentam a parte da mãe da esplanada... Isto é um bocado fustrante

--'

(mas comentem na mesma =)

Anónimo disse...

E quem é que já não sabe que com o 25 de Abril as coisas mudaram todas e foi uma rebaldaria do caraças... enfim. Desde que eu seja feliz...

Então olha uma coisa, tu conheces a pintora, a pintora conhece a ritinha. tu conheces a ritinha?

Cacau disse...

Não... Eu conheço a Pintora porque ela é da minha terrinha e andamos juntas no grupo de Jovens. A Ritinha anda na turma da Pintora (noutro escola, não andamos na mesma). Mas em principio estas férias conheço a.

Anónimo disse...

Gostas de psicologia? (já agora adicionei-te no hi5!)

Cacau disse...

Voltei...

Hehe


Adoro psicologia... eu estava entre ir para psicologia e medicina. Mas depois optei por medicina. Mas porquê?

Já teu aceitei no meu hi5.

Ainda estás por cá e ainda ficas por cá durante muito tempo?

Anónimo disse...

estou cá! Porque eu gosto, mas não tem nada a ver com economia. e tou a pensar ir. no próximo ano vais escolher o que?

Cacau disse...

Vou escolher psicologia e biologia.... já escolhi aliás... (era de admirar se não cá estivesses =)

Anónimo disse...

Faltam 23 páginas para acabar de estudar economia :)

Podia ter ido para a feira, olha!

E não adicionaste nada no hi5!

Cacau disse...

Não és o Nuno Santos??? Eu aceitei o convite de um Nuno Santes. Julguei que fosses tu.

Falta-me um livro e meio para acabar Quimica (devia ter acabado ontem)

=(

Anónimo disse...

aquilo no hi5 deve demorar tempo...

E vais fazer noitada?

Cacau disse...

Vou... Mas para ver mentes criminosas e não para estudar. Estudar é de dia. Não gosto de estudar de noite. Amanhã levanto-me cedinho e dou cabo daquilo.

Anónimo disse...

experimenta estudar na banheira!!!! Espectacular! a sério :) dá mesmo resultado. Eu vou acabar as 20 páginas que faltam!

Ps. tira a verificação de palavras, tiras? mete nojo!

Cacau disse...

Força aí nas 20 páginas... Vou tirar a verificação....

Anónimo disse...

A que horas sao as mentes criminosas?

Cacau disse...

Daqui a 50 minutos mais ou menos. Porquê?

Anónimo disse...

Para eu também ver :)

Cacau disse...

Nunca viste???? Xiiiii... Não sabes o que perdes

Anónimo disse...

ja vi, ja! Vejo poucas vezes, mas gosto! ai tanta coisa que eu tenho para estudar!

Cacau disse...

São só 20 páginas. Eu estou bem pior.....

O hi5 já funciona?

Cacau disse...

Bem, estudante vou sair da net. Mentes está quase quase a começar. Bom estudo. Até amanhã.

Bye

Boa sorte para Economia...

Anónimo disse...

São 20 pgs mais a matéria de 2 anos de geografia!

Anónimo disse...

Realmente gosto do design gráfico e de navegação do site, fácil sobre os olhos e bom conteúdo. outros sites são apenas demasiado transbordando com propagandas