domingo, 5 de julho de 2009

Super herói precisa-se


Portugal está a passar por uma fase menos boa. Fase essa que já dura há alguns anos, mas que se tem vindo a agravar ultimamente. Eu gosto muito do meu país, adoro a minha pátria. Acho que temos feito coisas boas, que temos atingido bons resultados em algumas áreas e que temos motivos para ter orgulho do nosso povo e da nossa terra. Só que essas coisas andam bem escondidas, têm medo de se mostrar, não devem querer ofender ninguém. Andam escondidas ou alguém as esconde, não sei e não é isso que agora aqui quero discutir. Mas há muito trabalho para ser feito, muito para evoluir e apesar de me orgulhar de Portugal tenho a perfeita noção disso. Já até abordei alguns dos temas neste blog. Contudo, estamos e precisar de mudanças a sério, temos problemas graves e urgentes a necessitar de resolução: desde saúde a educação, passando pelo poder de compra ao desemprego, desde o próprio civismo das pessoas aos imigrantes há um bocadinho (bocadão – se é que existe - melhor dizendo) de tudo para ser feito. Trocamos de governo como quem troca de meias, tenta-se implementar umas coisas aqui e uns sistemas ali, fala-se em investimentos e reformas (reparem no verbo que eu usei, fala-se) e o nosso querido país, apesar de tudo, continua sem conseguir avançar e sair disto. As mudanças de governo, como já referi, não estou a resultar. Por isso acho que precisamos de um super herói. Se pudesses inventar ou escolher um super herói para salvar Portugal qual seria (esta ideia foi retirada de um programa semanal da RTP2 – “5 para a meia noite”)? Ora bem, eu estive a pensar e eu escolheria o “Super Anti-Cagaço”. É verdade eu acho que Portugal precisa de alguém que erradique o medo de uma vez por todas. O medo de arriscar, o medo da mudança, o medo da critica, o medo de sorrir, o medo da diferença, o medo do “escuro”, o medo das paixões. Porque só desta forma é que conseguiremos ser ousados e inovadores o suficiente, porque só desta forma é que conseguiremos agir e mudar algo… quando perdermos o medo. Quando formos capazes de nos apaixonarmos verdadeiramente por este país, de nos apaixonarmos por projectos que o possam realmente carregar para frente e os levarmos até ao fim. Temos de perder o medo!! Mas o que me dizem vocês, que super herói precisamos?

5 comentários:

Pintora disse...

Acho que o teu super heroi foi muito bem escolhido... precisamos dele sem duvida alguma. mas já que tenho que escolher outro, que se me ficar pelo mesmo que tu nao tem piada escolheria o super honestidade. bom, acho que nem é mesmo preciso explicar porque!

Cacau disse...

Silvana muito bem... o Super Honestidade realmente faz uma falta enorme!!! Bem pensado. Podiamos formar uma dupla!!!

Dexter disse...

Eu apostava no Super Espírito de Iniciativa.

De facto, nem nos podemos queixar mto do pais que temos. Não é o melhor do mundo, claro, mas até que nem estamos mal entregues.

No entanto, acho que somos demasiado propensos ao nosso "fado", à nossa melancolia...e n pode ser assim!

Temos tão bons valores por aí, em todas as áreas, o que só demonstra que querendo, trabalhando, tendo espírito empreendedor e de iniciativa, podemos ir longe...

Cacau disse...

Dexter: Concordo... de facto o espírito de iniciativa é algo que está em falta. Continuamos sempre a deixar para amanhã o que poderia ser feito hoje e a desculpar-nos de responsabilidades passando sempre a batata quente para outro. Temos de por de lado a desculpa do até agora não ter corrido bem e trabalhar para que passe a correr!!!

Obrigada pelo comentário.

Pintora disse...

Olha, se te apetecer e não tiveres mais nada para fazer tens um desafio no meu blog...