sexta-feira, 3 de julho de 2009

“Portugueses não têm confiança nas instituições políticas”

“Estudo revela que portugueses não têm confiança nas instituições políticas.”

Esta foi uma das maravilhosas notícias que passou hoje no telejornal. Entre cornos na Assembleia da República a eleições duvidosas no Benfica apareceu esta pequena relíquia. Então os Srs. Portugueses não estão confiantes? E eles lá têm moralidade ou discernimento para acharem alguma coisa? Acho que um povo que chega a uns absurdos 60% de abstinência em eleições perde a credibilidade. Votar é um direito e acima de tudo um dever, é uma forma de expressarmos a liberdade que muito nos custou a conquistar. Isto também não passa de mais um contrato (mais um), que nós, como cidadãos, estabelecemos connosco, com a sociedade em que estamos inseridos e com o estado. Como todos os contratos existem cláusulas a serem cumpridas, como em todos os contratos beneficiamos de umas coisas em troca de outras, temos direitos e deveres. Ora, se não consumamos um nos nossos deveres, que é o voto, acho que não nos podemos dar ao luxo de criticar e de nos acharmos no direito de atacar o estado ou algo que possa, eventualmente, estar a seguir de forma incorrecta nesse contrato. Eu sei que os políticos não têm dado o melhor exemplo, sei que muitas vezes, depois de tudo a que assistimos é desmotivante ir votar, porém, não é motivo suficiente para que o façamos. Dizem que também é uma forma de mostrar o descontentamento. Pois eu digo-vos que isso é mentira. Votar em branco é mostrar descontentamento, não votar é simplesmente não existir e não ter opinião na matéria. Os políticos são todos iguais e nenhum deles presta? Eu não acredito nisso, mas quem acredita pense numa coisa: a nossa personalidade é moldada pela sociedade onde estamos inseridos. E quem é a sociedade? Somos NÓS. Logo, se os governantes deste país são maus profissionais nós temos a nossa cota parte de culpa nisso. Se queremos que daqui para a frente isso mude então também nós temos de mudar: porque nós faremos os próximos governantes, porque nós seremos os próximos governantes.

6 comentários:

Pintora disse...

Eu voto e tenho muito orgulho em votar! Até fiquei nervosa quendo fui a primeira vez! foi muito giro! lool

Não sou a favor nem um bocadinho de quem não vai as urnas...

Mas sabes, às vezes apetece mesmo mandar aqueles gajos todos para aquele sítio que eu não digo porque sou bem educada, ao contrário deles que até na assembleia da republica fazem demonstraçoes grátis de má criaçao!

Cacau disse...

Pintora obrigada por manteres o nível aqui do meu blog... ehehe

Apesar de te apetecer fazer aquilo que disses te o importante é que não deixas te de votar e assim é que deve ser.

Eu estou anciosa por poder votar e chateada por não poder fazê-lo já este ano!!! Por isso é que ainda me enerva mais as pessoas que o podem fazer mas não o fazem!!!

Dexter disse...

E sabes o que é que é pior? É que ainda há gente com a minha idade (24), que ainda n se recenseou pq simplesmente n se querem dar ao trabalho...

É triste...

Cacau disse...

Isso é mesmo muito mau.... Dexter não te estás a referir a ti pois não???

Dexter disse...

Claro que não!

Recenseei-me logo que fiz 18 anos e até hj fui sempre votar, sem excepção.

Cacau disse...

Boa Dexter... és dos meus...

Quer dizer visto que eu ainda não posso votar provavelmente eu é que serei dos teus um dia... Mas pronto, tu percebes-te a ideia. Temos que votar a acabou!