segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ser+




Olá,
Hoje estou aqui para vos falar de uma coisa de que faço parte. Um dos grupos onde estou inserida e do qual me dá muito prazer fazer parte: o Grupo de Jovens Ser+.
Somos um grupo de amigos que se junta todas as Sextas à noite com o objectivo de tentar de alguma forma participar activamente de forma positiva na nossa comunidade fazendo algo por ela.
Isto ainda não é totalmente posto em prática pois apesar de termos vários projectos em mente precisamos de uma certa maturidade e responsabilidade para os realizarmos. Como dizem os nossos coordenadores precisamos de ser um grupo conciso por dentro e só assim conseguiremos ser concisos e úteis cá fora. Por isso mesmo por enquanto apenas fazemos pequenas obras ou acções (se assim podemos dizer). Algumas delas são: participação nos cânticos e liturgia das missas; voluntariado no café do Centro Social; participação em festas, actividades ou qualquer tipo de eventos sociais dentro e fora da freguesia e dos quais somos convidados.
Este grupo de jovens existe há dois anos. Eu apenas entrei há um ano. Mas desde a formação do grupo sempre fui estando a par do que se passava porque uma das formadoras do grupo foi a minha irmã. Podem pensar que isto é mais do que tempo para já sermos um grupo totalmente fortificado…. Mas não é bem assim porque o grupo começou com 10 elementos. Uns desistiram outros entraram de novo. Somos agora 15. Mas houve tempos em que não chegávamos sequer a 10. Este entra e sai cria uma certa instabilidade. E como há pessoas que entram de novo é preciso estar sempre a tentar criar novas amizades. Uma relação de proximidade e algum à vontade e confiança para que possamos estar bem no grupo de jovens. Temos o exemplo de 4 rapazes que entraram apenas há alguns meses. Apesar destes já estarem bem inseridos no grupo de amigos falta-lhes ainda um bocado do espírito ser+ (a eles e a quase todos, senão todos os elementos do grupo). Este espírito existe neles mas é difícil fazê-lo sair cá para fora. E como tudo é preciso treiná-lo e fazer com que cresça, amadureça e fique uma coisa com cabeça corpo e membros. Algo verdadeiro e realista. Esta é sempre a tarefa mais difícil que, dependendo da personalidade e abertura de mente de cada pessoa pode demorar mais ou menos tempo. E depois de conseguirmos desabrochar este espírito ser+ dentro de nós…pessoalmente temos de o aperfeiçoar para que deixe de ser individual e passe a ser agrupado. Estamos agora a trabalhar nisso e apesar de se notarem algumas evoluções ainda há muito trabalho a ser feito.
Além de tudo isto também nos divertimos juntos. Passamos férias na Apúlia…. Vamos a festas… Combinamos saídas…. E quando qualquer um participa em alguma actividade fora do grupo (qualquer tipo de actuação por exemplo) estamos lá para apoiar, marcar presença ou simplesmente para pudermos “gozar” e “brincar” com a situação depois. Isto sempre de uma forma boa e saudável. Na foto estão apenas alguns dos membros do grupo de jovens. Foi tirada numa das nossas férias na Apúlia!!!!
Como já dei a entender para que este grupo possa existir contamos não só com os jovens, mas também com dois coordenadores.


Por agora é tudo. Espero que tenham gostado! E não se esqueçam de comentar.



Até à próxima

2 comentários:

Braga disse...

que mudança, ja n m lembrava de ti assim... muahaha

Cacau disse...

Estava Gira na mesma!!