terça-feira, 29 de julho de 2008

Os convencidos


______Por este mundo fora existem uma imensidão de gente qualificada como convencida. Dentro deste vasto conjunto de convencidos estes podem ser subdivididos em grupos (isto porque o ser humano apresenta uma grande multiplicidade de personalidades – se é que esta em alguns deste exemplares existe).
_____Do meu ponto de vista os convencidos podem ser divididos em 3 grupos principais:






Os convencidos realistas: estas pessoas são convencidas porque o podem ser, têm razões para isso. Detêm a plena noção das qualidades que possuem (física e/ou psicologicamente), e esta noção da realidade é a única razão que as leva a ser convencidas. Se lhes perguntar se o são elas negam (pelo menos no início, depois começam a ter noção de que são “um pouco” convencidas mas não dão muita importância ao assunto). Como convencidos que são têm a necessidade de se lisonjear…e na minha modesta opinião este tipo de convencidos sabe como e quando o fazer (o que me leva a achar-lhes bastante piada =). São pessoas seguros e com bastante auto-estima, independentes. Esta característica surge-lhes quase como um instinto.


Os convencidos irrealistas: estes convencidos são muito parecidos com os de cima…a única diferença é que não têm uma única razão para o serem….Mas o processo é exactamente o mesmo…. Mas eu a estes já não acho piada (detesto gente que não tem noção daquilo que é). Já não conseguem ser tão independentes por causa de uma certa antipatia que causam nas pessoas.


Os convencidos inseguros: para mim estes são o mais irritável e o pior tipo de convencidos…. Simplesmente não os suporto. Dentro deste grupo existem pessoas que têm razões para ser convencidas e outras que não. Mas não é isso que está aqui em causa…. Estes convencidos são-no propositadamente, dizem-no e admitem-no em alta voz e têm a necessidade que as pessoas o digam constantemente. E sabem porquê? Porque estas pessoas são radicalmente inseguras. Apesar de só lhes faltar andarem com cartazes ou escrito na testa a dizer “EU SOU BOM” estas pessoas não têm a mínima noção se o são realmente ou não. E por isso ao contrário dos outros dois convencidos aqui referidos: este não tem apenas a necessidade de se adular a si próprio…tem também a necessidade de que os outros o façam; os elogios não lhe vêm das pessoas espontaneamente, ele pressiona as pessoas para que estas os façam (o que leva que na maior parte das vezes sejam falsos, as pessoas apenas os fazem porque o manda a boa educação – falo por experiência própria. Porque quando alguém é realmente bom não é preciso pressionar as pessoas para que estas o digam pois elas próprias terão a necessidade de o fazer). São cobardes (porque não conseguem admitir as suas inseguranças), são cínicas (porque dizem coisas com as quais não concordam), são inseguras e de baixa auto-estima, são completamente dependentes da opinião dos outros. São pessoas com uma péssima personalidade (isto para não dizer que é nula).

E isto é apenas mais um bocadinho do que nós somos….ou melhor….do que eu penso que nós somos…..

See you…..

Sem comentários: